segunda-feira, 30 de março de 2009

A violência é tão Fascinante

Quem gostaria de ir para o céu? Eu não; se pudesse eu colocaria tudo isso dentro de uma garrafa, me sentaria na porta de minha casa e tomaria tudo de uma só vez, mas como não posso eu fico imaginando o porquê de tanta violência, o que leva uma pessoa a tirar a vida de outra? Que mal medonho uma pessoa pode fazer para merecer tal condenação?

Um dia desses li na bíblia: “Bem-aventurado os mansos, porque estes herdarão a terra”. Deve ser este o motivo de tanta violência, quem é que quer ficar na terra enquanto todo mundo vai para o céu? Quem aceita de bom grado as sobras do banquete se é possível nos deliciarmos com o prato principal?

Todos ficamos abalados com o confronto na Faixa de Gaza, muitas emissoras cobriram a investida armada de Israel, mas uma cena me fez pensar, um repórter ao entrevistar uma das famílias atingidas pelo confronto, perguntou se eles não tinham vontade de voltar ao Brasil, sem hesitar o pai das meninas respondeu que era a coisa que ele mais desejava, no entanto sua filha respondeu que no Brasil também tinha uma guerra, a guerra do tráfico e que sua guerra era muito mais honesta pois era em nome de Deus.

Aquela menina tocou em uma das questões mais delicadas do Brasil, pois como diz Plínio Marcos o “Brasil só não está em guerra civil, por questão de detalhes. Os chefes da situação não acham os chefes da oposição para lhes entregar a declaração de guerra, mas mesmo sem cumprirem o protocolo, o pau quebra em cada esquina”. Estamos no meio de uma guerra fria com temperaturas tropicais, não é invenção minha, eu não estou criando fatos estou apenas analisando e convidando vocês a me acompanharem nessa analise. Nós choramos em pleno carnaval junto com aquela família quando nossos irmãos foram tirados de nós ao voltarem para o aconchego do lar após uma noite de diversão e felicidade que culminou de forma brutal e com total crueldade para um duplo homicídio, choramos também com os inúmeros casos de violência sexual que é praticada por supostos seres humanos e que deixará uma ferida que nunca cicatrizará. Também não podemos nos esquecer da violência ideológica, quantos jovens não são convencidos a consumir bebidas alcoólicas só porque vê na televisão - com perdão da palavra – uma gostosa, fazendo mais propaganda do seu corpo que da cerveja, e depois todo mundo ainda acha errado alguns alemães ficarem só de cueca no aeroporto.

Devo confessar a vocês que eu tenho medo de analisar de forma mais profunda tal situação e perder a inspiração, a vontade de viver, de ser feliz, de amar... Eu sei o tamanho da tarrafa que eu uso, este peixe é grande demais para ela, é preciso concordar com Cazuza: os ignorantes são mais felizes, pois são incapazes de enxergar...

Nenhum comentário:

Postar um comentário